A fazer escola com a I Escola SOMOS!
- escolasomoswebmast
- 25 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
O que é preciso para fazer duma ideia um programa municipal de Educação para os Direitos Humanos? Pessoas capacitadas e comprometidas para o implementar! Foi com esta premissa que a 1ª Escola SOMOS nasceu.
Entre os dias 20 e 25 de Junho a Câmara Municipal de Lisboa, através dos seus Pelouros de Recursos Humanos e de Direitos Sociais, e em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa, implementou a I Escola SOMOS. A Escola foi um conjunto de eventos formativos que visaram alcançar os seguintes objetivos:
Capacitar multiplicadores/as de Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Democrática, que trabalham na cidade, com vista à sua integração na futura Bolsa de Multiplicadores/as SOMOS;
Promover o encontro entre diferentes atores envolvidos no SOMOS e no universo da Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Democrática em Lisboa;
Disseminar produtos relevantes no domínio da Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Democrática, nomeadamente o manual “COMPASS” e o jogo “Dignilândia”;
Efetivar a Escola como piloto de futuras iniciativas semelhantes no quadro do SOMOS.
Ao longo de seis dias de trabalho, em formato intensivo e não residencial, o campus da Escola Superior de Educação de Lisboa acolheu as seguintes 4 formações gratuitas, capacitando um total de 46 pessoas para os próximos passos do Programa SOMOS:
Formação de Multiplicadores/as SOMOS - Educação para os Direitos Humanos
Formação de Multiplicadores/as SOMOS - Educação para a Cidadania Democrática
Formação de Multiplicadores/as COMPASS - Educação para os Direitos Humanos com jovens
Formação de Multiplicadores/as Dignilândia - Educação para os Direitos Sociais
Todas as formações se basearam na abordagem educativa e nos princípios da Educação Não Formal, com especial destaque à centralidade do e da aprendente e à aprendizagem experiencial. O programa das formações incluiu também um dia de laboratório, onde todos os e todas as participantes tiveram a possibilidade de implementar uma sessão de Educação para os Direitos Humanos em contexto de aprendizagem entre pares. A coordenação educativa da I Escola SOMOS foi assegurada pela Rede Inducar. A formação de Multiplicadores/as COMPASS foi assegurada pela associação juvenil Dínamo. Todas as equipas contaram também com o contributo de formadoras e formadores da Câmara Municipal de Lisboa.
Para além das formações a I Escola SOMOS foi também o palco das seguintes atividades:
Seminário de preparação da campanha de sensibilização transversal do SOMOS
Seminário de preparação de atividades desportivas destinadas a beneficiários/as do Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados/as de Lisboa
Seminário de preparação da II Escola SOMOS (dirigida à comunidade escolar)
Seminário de discussão do projeto “Jovem Autarca”
A I Escola SOMOS fez história em Lisboa, sendo o primeiro evento desta natureza implementado por uma autarquia local, tendo como inspiração o modelo das Universidade para a Juventude e Desenvolvimento, promovidas pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.
Com a I Escola SOMOS o Programa tornou-se real e capacitou um grande grupo de pessoas ligadas à Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos.
Aqui fica o vídeo da I Escola SOMOS, produzido pela Social Media Marketing Lisboa.
Toda a informação sobre a I Escola SOMOS aqui.














































Comentários